Notícias > 25/05/2017

TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso - 1º sem. 2017

Apresentação dos Temas desenvolvidos pelos alunos:

 

Convidamos a todos para assistirem as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização. Trata-se de projetos inovadores utilizando-se das tecnologias desenvolvidas pelas indústrias.  

 

As apresentações ocorrerão nos dias 12 e 13 de junho no auditório da Escola.

Período da manhã e tarde.


Docentes Orientadores: Cleo de Araujo Moura; Fabio Correa da Silva Franco, Flávio Gomes de Macedo e Robson Jorge da Silva


TURMA 4RA - MANHÃ

Equipe G1

Tema: CLIMATIZAÇÃO DE SALA LIMPA HOSPITALAR

Integrantes: Wesley Menezes, Thiago Xavier, Natanael Conceição, Guilherme Rocha, Rafael Teixeira.

Resumo: Hospital Ipiranga inaugurado em 29 de janeiro de 1956, o Hospital Ipiranga cuida das necessidades de saúde dos pacientes de Mogi das Cruzes e região, prestando um serviço de excelência no atendimento médico. Ao longo de sua história, o Hospital transformou-se em um dos mais modernos e equipados da cidade, tornando-se referência na região do Alto Tietê.

Observamos diversas dificuldades para implantação do novo sistema de ar condicionado do centro cirúrgico. Com acesso as plantas do sistema existente constatamos alguns “erros” que podem prejudicar o sistema. Tanto a insuflação cujo papel é de jogar ar refrigerado na sala quanto o retorno, cuja função é de retirar o ar já utilizado da sala estão sendo feitas pelo teto.  Algo que conforme a norma 7256 não é recomendado.

O objetivo desse trabalho é implantar um projeto de Fan Coil de precisão com sistemas de filtragens, controle do ar, de acordo com a norma  NBR – 7256.

 

Equipe G2

Tema: SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO EM MERCADO DE PEQUENO PORTE

Integrantes: Carlos Cesar, Divandir Germano, Edmar da Silva, Edmilson Silveira, Lui Ander, Thiago Rodrigues                                                                                                                  

Resumo: O cliente mencionou um gasto excessivo no consumo de energia elétrica. Existem balcões e ilhas abertas, iluminação deficiente, equipamentos obsoletos, equipamentos com unidades condensadoras individuais, um forno industrial de padaria dentro do ambiente elevando a carga térmica e também acontece a queima de dois compressores anuais segundo informação do cliente.

O objetivo deste trabalho é melhorar e viabilizar o sistema como um todo, baixando o custo energético e consequentemente aumentando a vida útil dos equipamentos. As principais ações para viabilização do projeto são: implantação de um sistema rack utilizando inversor de frequência, fechamento das ilhas e balcões, retirada das unidades condensadoras do ambiente, adequação de todos os equipamentos para trabalhar apenas com sistema rack, melhoria da iluminação existente, correção da deficiência de isolação térmica dos equipamentos e automação de todo o sistema de forma a otimizar a eficiência energética em relação ao custo de operação.

 

Equipe G3

Tema: RESFRIADOR DE ALTA CAPACIDADE PARA BEBIDAS

Integrantes: Bruno Silva, Gustavo Murilha, Jaime dos Reis, Michel do Prado, Rogério Vieira, Vinícius Morais

Resumo: O desenvolvedor de um dispensador de chopp utiliza atualmente, em conjunto com seu equipamento, um resfriador de bebidas que não atende altas demandas, sendo necessária a utilização de dois equipamentos em série para esta condição com o objetivo de não prejudicar a qualidade do produto servido. Além disso, o resfriador atual não possui sistema de controle adequado entre outros problemas observados.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um resfriador de bebidas que possua capacidade compatível às demandas atuais do cliente, com sistema de controle automático que garanta a qualidade de saída do produto e utilizando as tecnologias atuais para compor um equipamento com dimensões otimizadas.

 

Equipe G4

Tema: TÚNEL DE ULTRACONGELAMENTO E CÂMARA DE CONGELADOS

Integrantes: Ademir Miranda, Alcides Mendonça, Davi Sampaio, Edinilson Pereira, Fernando Caputo, Gilberto de Souza

Resumo: Com o objetivo de expandir seus negócios, visando o aumento da produtividade na fabricação e distribuição de pães congelados, a Panificadora Pão de Vento necessita adequar seu processo de produção e estocagem.

O cliente hoje dispõe apenas de uma mini-câmara de congelamento rápido, tendo seu tempo de congelamento com duração de uma hora, já não atendendo mais a demanda de seus clientes. Possui também uma câmara de congelados de 6 m² pouco utilizada que poderá ser transformada em um túnel de ultracongelamento, visando atender uma demanda de 2 toneladas por dia.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um túnel de ultracongelamento e uma câmara de conservação que atenda a produção pretendida, reduzindo assim o tempo de congelamento e garantindo o atendimento aos compradores.

 

Equipe G5

Tema: CLIMATIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA DE ALTO PADRÃO

Integrantes: Alex Barros, André Domingos, Eriton Santana, Flávio Preda, Frederico Prado

Resumo: O cliente, proprietário de uma residência de alto padrão localizado na cidade de Porto Feliz em São Paulo, necessita de um projeto de climatização para as suítes, sala de jantar, salão de festas e home theater.

A edificação localiza-se em região com grande variação de temperatura entre os períodos de inverno e verão propiciando, naturalmente, sensações térmicas muito desconfortáveis.

Como solução para os problemas apresentados, este projeto visa especificar equipamentos de gerenciamento de recursos térmicos atendendo a demanda para o verão e inverno, visando também eficiência energética e sem comprometer a estética do projeto arquitetônico da residência.

 

Equipe G6

Tema: SISTEMA DE CLIMATIZAÇÃO PARA HIPERMERCADO

Integrantes: Mauro Barros, Rodrigo Lima, Thiago Alcântara, Wallace Santos, Washington Leite

Resumo: Os problemas expostos pelo nosso cliente estão relacionados ao incômodo dos frequentadores e funcionários do hipermercado devido altas temperaturas do galpão principal durante algumas situações. O sistema de climatização instalado atualmente é antigo e não atende a carga térmica e possui sistema de automação ineficiente o que, consequentemente, gera alto consumo energético.

Como solução, serão adotadas medidas no leiaute da loja para minimizar a migração do calor de zonas quentes para zonas frias, além do redimensionamento do sistema de climatização, visando melhor controle e eficiência energética.

 

Equipe G7

Tema: CÂMARA FRIGORÍFICA PARA RESTAURANTE

Integrantes: Caio Dantas, Diego Gomes

Resumo: O projeto de nossa equipe consiste em elaborar e instalar uma câmara de resfriados e uma câmara de congelados em um restaurante localizado na Rua Álvares Penteado, o qual necessita armazenar carnes e laticínios.

É importante ressaltar que o cliente solicitou máxima economia de energia, visando eficiência energética, resultando em economia financeira. Sendo assim, iremos visar a mais alta tecnologia utilizando válvulas de expansão eletrônicas em conjunto com sistema de monitoramento e controle de temperatura via software, proporcionando segurança e contenção de gastos.

Para atender as necessidades do projeto, serão também utilizados compressores com tecnologia de modulação de capacidade via válvula solenoide em seu cabeçote, inversores de frequência e fluido refrigerante que o menor impacto possível ao meio ambiente.

           

TURMA 4RB – TARDE

Equipe G1

Tema: PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIA DE GINÁSTICA

Integrantes: Cícero José Severino, João Boaventura Costa Filho, Marcos Vinícius Moura Varilli, Marcio da Silva Ribeiro, Maurício Martins Coriolano, Sander Fabiano Medeiros.

Resumo: O projeto consiste em dimensionar um sistema de climatização para conforto em uma academia de ginástica que satisfaça a necessidade do cliente e atenda as normas técnicas pertinentes a climatização de ambientes.

Como desafio o estudo aborda a seleção de equipamento de climatização do tipo Eco Split Inverter, a redução do consumo de energia elétrica através de soluções técnicas de controle de renovação de ar por CO2, garantindo considerável eficiência energética.

 

Equipe G2

Tema: PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO DE ESCRITÓRIO

Integrantes: Antônio Pedro de Matos, Bruno Barbosa de Lima, Guilherme Fernandes da Cruz, Lucas Favacho da Silva, Lucas Esteves Parravano e Paulo Jacob da Silva Junior

Resumo: O projeto consiste em melhoria e redimensionamento de um sistema de climatização incluindo rede de dutos e adequação da renovação de ar que satisfaça a necessidade do cliente, atendendo as normas técnicas.

Como grande desafio buscamos neste projeto a distribuição adequada do ar, a atenuação do ruído e a redução do consumo de energia elétrica através de soluções técnicas de controle de renovação de ar por CO2, e sistema Free cooling, garantindo considerável eficiência energética.

 

Equipe G3

Tema: PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO DE TEMPLO RELIGIOSO 

Integrantes: Kauê Felipe dos Santos Lima, Marco Antônio da Fonseca Junior, Mario Marcelino de Souza, Samuel Gonçalves de Azevedo Vanderlei Porfirio dos Santos, Vinícius Moreira de Lima e Walissom Silva Santos.

Resumo: O projeto consiste em dimensionar um sistema de climatização para conforto em um Templo Religioso que satisfaça a necessidade do cliente e atenda as normas técnicas pertinentes a climatização de ambientes.

Como desafio o estudo aborda a seleção de equipamento de climatização do tipo Rooftop, a redução do consumo de energia elétrica através de soluções técnicas de controle de renovação de ar por CO2, garantindo a eficiência energética.

 

Participem!

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar