Notícias > 24/06/2018

Programa Indústria Paulista + Competitiva

A nova indústria ao seu alcance!

Sua indústria está aproveitando o máximo de seu potencial? Com o novo Programa Indústria Paulista Mais Competitiva você pode ter a resposta. Clique aqui e entenda mais sobre essa iniciativa do SENAI São Paulo!

Programa Indústria Paulista Mais Competitiva

O que é?
É um programa do SENAI São Paulo, com o objetivo de promover o aumento da competitividade da indústria paulista por meio de intervenções nas áreas produtivas das empresas, executando Assessoria Tecnológica em três pontos estratégicos: Manufatura enxuta (Lean Manufacturing), Eficiência energética e Preparação para Indústria 4.0.
Na Assessoria de Manufatura Enxuta, o programa prevê modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade. O conceito de manufatura enxuta baseia-se na redução de sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos).

Como funciona?
São três produtos independentes, porém complementares, ou seja, podem ser executados conforme a necessidade ou prioridade das empresas, mas com grandes ganhos de competitividade.
Os consultores do SENAI irão até as empresas e realizarão um diagnóstico prévio identificando exatamente o estágio atual das mesmas quanto as condições e organização do chão de fábrica (Manufatura enxuta), Eficiência energética, bem como introdução as tecnologias habilitadoras da Industria 4.0.
No caso da Manufatura enxuta o objetivo é um aumento de produtividade de no mínimo 20%. A metodologia prevê, além do aumento da produtividade, a redução de custos e ganhos em qualidade e melhoria do ambiente de trabalho.

O que o SENAI oferece às empresas?
O corpo de consultores do SENAI está preparado para oferecer às empresas o mais alto nível de qualidade em termos de assessoria tecnológica. Nossos consultores conhecem profundamente os problemas do chão de fábrica e se dedicam integralmente a encontrar a solução mais customizada.

Quanto tempo dura cada assessoria?
? A assessoria em Manufatura Enxuta tem duração de 120 horas a serem executadas em até quatro meses;
? A assessoria em Eficiência Energética dura 140 horas, para execução em até quatro meses;
? Na Preparação para Indústria 4.0 o prazo é variável, dependendo do estágio em que se encontra a empresa.

Qual é o investimento?
Na Assessoria de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) o investimento é de R$ 24.000,00 a ser pago em duas etapas, sendo a primeira de 50% e a segunda condicionada ao atingimento da meta de, no mínimo, 20% de ganho de produtividade. Em outras palavras, se a empresa não atingir o nível mínimo de 20% de aumento de produtividade, ela não paga a segunda etapa.
No caso da Assessoria em Eficiência Energética, o investimento é de R$28.000,00, a ser pago também em duas etapas: primeira etapa de 50% e a segunda condicionada ao atingimento da meta de queda de consumo superior a 10% ou queda na despesa da conta de energia superior a 5%. Em outras palavras, se a empresa não atingir uma das condições acima, ela não paga a segunda etapa.
Para a Assessoria em Preparação para Indústria 4.0 considerando que cada empresa tem um caso particular e o programa terá prazo flexível, o investimento irá variar em função das necessidades identificadas pelos consultores.

Posso pagar de maneira facilitada?
Sim, o SENAI facilita o pagamento.

Quem pode participar?
Podem participar empresas de todos os segmentos industriais do Estado de São Paulo, sem limitação de porte. Com base em resultados de ações anteriores, ficou comprovado que os maiores níveis de aumento de produtividade são constatados em empresas de pequeno e médio porte.

O que é contrato de performance?
O contrato de performance é o instrumento pelo qual o SENAI se compromete ao atingimento dos mínimos valores de desempenho para cada assessoria, sendo que o documento resguarda a empresa para o não pagamento da segunda etapa caso a meta não seja atingida.

Quais resultados foram conseguidos em programas similares?
O resultado em programas anteriores, mais especificamente de Manufatura Enxuta, possibilitou aumento médio de 50% na produtividade das empresas participantes. Constatou-se que os ganhos foram atingidos sem a necessidade de investimentos em compra de novos equipamentos, sendo que apenas a otimização de layouts e movimentação de funcionários já possibilitaram o alcance de resultados expressivos.

Preciso fazer as três assessorias?
Não, você pode escolher qualquer uma delas, ficando livre para optar por aquela que mais se adapte a necessidade de sua empresa. Os consultores do SENAI podem ajudá-lo nessa decisão.

Como faço para me inscrever?
As inscrições para o programa devem ser feitas pelo site: www.industriamaiscompetitiva.sp.senai.br. Logo após a inscrição você receberá retorno de um consultor do SENAI.


Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar