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NPAADC - Núcleo de Prevenção de Acidentes e Apoio a Defesa Civil
É o órgão que coordena o desenvolvimento de ações, visando a sensibilizar alunos para:
a importância da obediência às normas e aos procedimentos recomendados de segurança individual e coletiva, tanto na unidade escolar como na empresa, no lar, na via pública, em locais de diversões ou de práticas desportivas ou em qualquer outro ambiente por eles frequentado;
a necessidade da utilização correta de equipamentos que visam a oferecer proteção contra danos decorrentes de acidentes de qualquer natureza;
A promoção de ações educativas pertinentes às diversas dimensões da qualidade ambiental;
A formação de cidadãos aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio ambiental, comprometidos com a vida e bem estar social.
Prestarão assistência ao de Núcleo de Prevenção Acidentes e Apoio a Defesa Civil, na qualidade de colaboradores, todos os funcionários da unidade escolar.
A organização e as atividades do Núcleo de Prevenção Acidentes e Apoio a Defesa Civil são definidas em instruções baixadas pela autoridade competente.
Atribuições do NPAADC
- Relativas ao Meio Ambiente:
Realizar o levantamento dos aspectos e impactos ambientais em conjunto com a pessoa designada do Setor/Atividade;
Coordenar campanhas e projetos de coleta seletiva para promover a conscientização dos alunos e funcionários, criar o hábito do tratamento de resíduos e minimizar a poluição ambiental;
- Relativas à Segurança e Saúde:
Por meio de campanhas, sensibilizar os funcionários e alunos para os assuntos de prevenção de acidentes, de segurança, de saúde e higiene do trabalho, notadamente no que se refere á ação educativa, uso de equipamentos de proteção individual e dispositivos de segurança;
Colaborar nas investigações e análises de acidentes e averiguar as causas e circunstâncias da ocorrência;
Realizar inspeções nas instalações pelo menos uma vez a cada semestre, visando identificar os riscos do processo de trabalho, e o cumprimento dos procedimentos de segurança e de saúde;
Promover a divulgação de procedimentos, regulamentos, instruções e avisos referentes à prevenção de acidentes, à segurança e saúde do trabalho;
Colaborar para a organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT;
Colaborar na elaboração do mapa de riscos, no desenvolvimento e implementação do PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho.
Operacionalização do NPAADC
Reunir-se com a Coordenação, em reuniões ordinárias, pelo menos três vezes por semestre, obedecendo ao calendário anual e em reuniões extraordinárias, para discutir sobre fatos de impacto e urgência. Lavrar a ata da reunião, com as conclusões e proposições, e a encaminhar ao Diretor da Unidade de Formação Profissional, para conhecimento e tomada de providências.
Assunto a serem tratados nas reuniões:
Relato das ocorrências registradas e análise de suas causas;
Acompanhamento das estatísticas de acidentes;
Sugestões para a eliminação e prevenção de atos e condições inseguras;
Organização e apreciação dos resultados das campanhas, palestras e treinamentos sobre segurança;
Andamento das ações relativas ao levantamento de aspectos e impactos e de coleta seletiva;
Outros assuntos pertinentes.