Cursos Técnicos


Curso Técnico

O processo seletivo realizado pela Escola baseia-se nas diretrizes do Departamento Regional de São Paulo, nas orientações contidas no “Edital do Processo Seletivo”.

O processo seletivo desenvolve-se semestralmente, tem valor preditivo e objetiva identificar aqueles que podem apresentar melhor desempenho nos cursos e, após, ter maior probabilidade de obter sucesso na vida profissional, além de apresentar caráter classificatório, pois é fundamental que sejam avaliados os requisitos mínimos para obter-se bom desempenho no curso.

 Assim, com base nos resultados, os candidatos são chamados à matrícula segundo a ordem de classificação.

Para ingressar no curso técnico de Refrigeração e Climatização da Escola SENAI “Oscar Rodrigues Alves”, o candidato deverá comprovar a conclusão do ensino médio ou estar matriculado em curso que lhe permita concluir o ensino médio até a data de início das aulas, para o período noturno.

 Para os períodos manhã e tarde, será na forma concomitante, ou seja, para candidatos que estejam regularmente matriculados na segunda série do Ensino Médio na data de início do curso.

A divulgação do curso será desenvolvida de acordo com os procedimentos do Departamento Regional de São Paulo, bem como através de palestras informativas em Escolas da Região e do SENAI e mala direta a ser enviada às Empresas da área do frio.

As inscrições para o processo seletivo do curso técnico de Refrigeração e Climatização são abertas semestralmente, conforme datas definidas e devem ser primeiramente encaminhados candidatos pelo SESI-SP – Ensino Articulado, e tendo vagas remanescentes são abertas inscrições para os candidatos da comunidade. As inscrições para o processo seletivo são efetuadas via WEB, na página eletrônica do SENAI-SP, www.sp.senai.br/processoseletivo, ou na própria escola, que deverá disponibilizar computador para este fim.

O candidato deve acessar e ler o edital do processo seletivo, preencher eletronicamente, o requerimento de inscrição selecionando o curso pretendido, a escola, o turno e concordar com as disposições do Edital do processo seletivo, imprimir o boleto correspondente à taxa de inscrição e efetuar na rede bancária o pagamento. O candidato deverá acompanhar acessando novamente a página eletrônica a fim de imprimir sua guia de inscrição, que conterá entre outras informações, a data, o horário e o local de realização da prova.

A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato de todas as normas e instruções previstas no edital e o não cumprimento dos procedimentos de inscrição estabelecidos poderão implicar o cancelamento com consequente impedimento de participação do candidato no processo seletivo.

Caso o candidato necessite de atendimento especial (exemplo: ser portador de necessidades especiais ou por motivo grave de saúde), deverá requerê-lo a escola.

Os testes utilizados no processo seletivo no SENAI-SP são padronizados e construídos a partir de programas elaborados com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e em técnicas de elaboração de instrumentos de medidas. As disciplinas escolhidas no SENAI-SP, para compor as provas de seleção do curso técnico, objetivam verificar, além do conteúdo cognitivo, a capacidade dos candidatos de realizar análises, sínteses e operações que envolvem reversão de raciocínio.

A prova de seleção é realizada de acordo com procedimentos padronizados do SENAI-SP e aplicada por profissionais capacitados para a sua operacionalização.

A classificação dos candidatos é baseada em normas de interpretação dos resultados obtidas por meio de cálculos estatísticos da média e do desvio-padrão, para permitir comparações entre os desempenhos dos candidatos.

As listas dos candidatos classificados e suplentes serão divulgadas na Escola e na Internet, no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo, em datas a serem definidas pela Administração Central do SENAI-SP.

O candidato que não constar da lista de classificados ou suplentes poderá entregar, na Secretaria da Escola, declaração por escrito manifestando seu interesse no aproveitamento de possíveis vagas remanescentes.

O candidato classificado no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula na Secretaria da Escola, mediante a entrega da documentação solicitada e constante no Manual do Candidato, desde que não esteja matriculado em outro curso oferecido gratuitamente pelo SENAI-SP.

Área Tecnológica

Filtrar cursos com vagas em aberto?           

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar